Paróquia Divino Salvador » Reflexão: Celebração Da Festa De Santa Paulina

· 3 min read
Paróquia Divino Salvador  » Reflexão: Celebração Da Festa De Santa Paulina

Devemos, pois, nos atentarmos ao modo com que estamos tratando nossos irmãos e irmãs e devemos cuidar para não desvalorizarmos as boas ações do outro, mas valorizá-las cada vez mais.  https://meulink.has.coffee/2p89hf6b  a mensagem de Cristo é um exercício bastante profundo e carece de renúncias. Hoje, como Igreja, celebramos a Santo Antão dos primeiros séculos depois de Cristo. Ele foi um padre do deserto que, diante do acomodamento e perda de sentido dos cristãos, buscou se retirar na dura vida do deserto. A exemplo dele, busquemos recuperar a essência e o importante de nossa fé, que se expressa na vida e nas necessidades do povo. Jesus nos chama todos os dias, pois Ele mesmo quer nos salvar.

Por isso, agradeço-te por tua abundante misericórdia. Por favor, ajude-me a estar sempre aberto a essa misericórdia reexaminando regularmente minhas decisões na vida. Dê-me humildade, querido Senhor, para sempre me arrepender e voltar para Ti quando eu me desviar.  Nesse caso, o pecado contra o Espírito Santo não é apenas a falsa condenação proferida pelos escribas contra Jesus. Em primeiro lugar, o pecado deles é de obstinação.

Primeira Leitura: Is 25, 6-10a



Jesus continua abordando as críticas dos escribas, identificando sua condenação como um pecado contra o Espírito Santo. Jesus explica que todo pecado pode ser perdoado, exceto o pecado contra o Espírito Santo.  versiculo o dia  que “quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas é culpado de um pecado eterno”. Na liturgia, verificamos como a paixão, morte e ressurreição é a verdadeira redenção que Cristo nos concedeu,  pois, ele é a garantia de tudo o que vem de bom em nossa fé. Se cremos é por Ele e se vivemos é também por Ele.

  • Avançando no Tempo Pascal já começamos a vislumbrar os textos que evidenciam a chegada do Espírito Santo, o Defensor, aquele que nos ensinará a viver a Palavra e nos recordará das responsabilidades humanas.
  • 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
  • Salvação que começa na libertação de nossas misérias, falsos julgamentos, egoísmos e discórdias que são fruto não do céu, mas da divisão que traz a morte e não deseja a nossa salvação.
  • Não podemos nos distrair, não podemos nos acostumar com a graça, mas temos que dar uma verdadeira e digna resposta por meio de uma sincera, diária e real conversão do nosso coração.



Pouco antes desta passagem do Evangelho, alguns parentes de Jesus o criticaram, alegando que Jesus estava louco. Então os escribas começaram sua condenação pública de nosso Senhor. 24/01 – Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. 23/01 – Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. A mulher com hemorragia vivia sob o signo da indiferença e preconceito pela sociedade, pois uma mulher que sangrava era considerada impura e, por ser impura, era posta à margem da sociedade. Desesperada pela  cura, mas confiante que Cristo a salvaria, toma coragem, enfrenta a multidão e toca no manto de Jesus.


** Seguir Jesus E Sua Proposta - Ana Maria Casarotti (comentário Do Evangelho-ihu-adital)


18Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19E não estive com nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Escrevendo  estas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22Ainda não era pessoalmente conhecido das igrejas da Judéia que estão em Cristo. 23Apenas tinham ouvido dizer que “aquele que, antes, nos perseguia, está agora pregando a fé que, antes, procurava destruir”.


  • Ele ensina com autoridade de quem é Ungido, o “Santo de Deus”.
  • Neste episódio, Jesus declara ser necessário que nos nutramos pela Palavra; coisa que se torna mais do que evidente quando vemos que ela se identifica com a Pessoa do Unigênito Deus, a Verdade-Vida que se fez carne e declarou ser a “Luz do mundo”.
  • 36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.
  • Da mesma maneira que antigamente o povo hebreu se libertou no Egito pelo sangue do cordeiro pascal, todos nós fomos marcados com o sangue e água de Jesus Cristo que jorraram da Cruz.
  • Guardar a Palavra é a segunda responsabilidade.
  • Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.