Igreja E Religião Na Idade Média E Suas Características

· 4 min read
Igreja E Religião Na Idade Média E Suas Características

Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais. Caso elas não fossem agregadas à Ação Católica, poderia “causar prejuízo” e descontentamento entre os membros do clero114. Ademais, algumas associações, como o Centro D. Vital, faziam um trabalho de vulto junto à intelectualidade, posto que, demandaria implantar iniciativas para a integração dessas associações a um órgão único. Por tudo isto, a propriedade privada era a base da sociedade ocidental cristã e a Igreja Católica assumiu o papel de sua defensora incondicional, cuja existência estaria associada à dignidade da pessoa humana e à família, predominando sempre como uma questão doutrinária fundamental. Para os ideais do comunismo, qualquer ideia de reestruturação da sociedade capitalista não passa de contrariedade pelo fim da posse individual e pela adoção da propriedade coletiva.  salmos 109 8 9  a extinção das desigualdades sociais restabelecendo a sociedade ideal, sem classes.




Por tais motivos, a separação entre o Estado e a Igreja gerou uma ruptura na relação de interação existente entre esses dois entes, um político e outro religioso, abrindo à Santa Sé a possibilidade de tornar a Igreja Católica no Brasil, uma parte cada vez mais integrada ao projeto global da Confissão Católica. Nesse aporte de relações e representações, convém enunciarmos a romanização, que culminou com o avanço dos ideais liberais, intensificando uma política internacional da Santa Sé que visava à própria instituição, e o restabelecimento de relações de coalizão com as Igrejas locais. Seria mais que uma simples aliança elaborada a partir de estratégias para a consolidação de objetivos estruturais entre a  Santa Sé e as Igrejas locais, mediante um processo que ficou conhecido como romanização. Internamente, essa assertiva não é de todo compreendida, pois, para muitos, nem sempre o objetivo institucional representa os interesses civis dos fiéis ou de membros do clero, já que há uma composição hierarquicamente diferente, cultural e socialmente derivada de outras relações, direitos e deveres entre todos.

A Vida Na Odontologia, Com Rildo Lasmar



As pesquisas sobre os diversos aspectos envolvendo o catolicismo são importantes, na medida em que buscam descortinar as tramas, visando à compreensão de que, tanto nas práticas quanto nos discursos, a Igreja católica não é um todo uníssono. Por isso, compreende-se que o fenômeno religioso é um objeto histórico específico e que tanto ele como a história do catolicismo precisam estar articulados a leituras plurais, ou seja, devem ser compreendidos no plural. Os autores desta coletânea não consideram a religião como um absoluto, uma essência fora das contingências históricas e culturais. Os diferentes contextos históricos nos quais o catolicismo esteve e está inserido são essenciais para compreendê-lo.

  • Como lembra a Palavra de Deus, “como é bom e agradável para irmãos viverem unidos” .
  • Catolicismo é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, princípios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.
  • Uma condição considerada preocupante, por exemplo, foi a possibilidade de ter comunistas atuando na política dos estados e municípios, ainda que com a tolerância do governo132.
  • Assim temos a Igreja Católica Ortodoxa Russa, a Igreja Católica Ortodoxa Búlgara, etc.


A insubordinação da cristandade oriental ao papado romano – junto a divergências doutrinárias abordadas abaixo, em seção sobre o catolicismo ortodoxo – inaugura a divisão que ainda hoje vigora no seio do cristianismo. Mas os problemas enfrentados pelo cristianismo não foram exclusivamente de origem externa. Entre os próprios grupos cristãos, surgiam deturpações do ensino transmitido pelo colégio apostólico, que viriam a se consolidar em doutrinas heréticas.

Catolicismo E Protestantismo


Neste sentido, a humanidade poderia caminhar para o progresso material e espiritual, aproximando-se de Deus e construindo uma sociedade cristã, ou evoluindo para o caos numa sociedade sem classes e sem apegos a Deus. No ano de 1927, o Partido Comunista foi reconhecido e foi fundada a C.G.T. -  Confederação Geral do Trabalho. Nesse intento, houve reação do governo, aprovando a chamada “Lei Celerada”, que restringia as atividades do movimento operário e permitia ao governo intervir nos sindicatos trabalhistas, além de acatar a ilegalidade do PCB. Ou seja, o homem não pode bastar a si mesmo, resumindo-se ao caráter de indivíduo, eliminando os limites exercidos pela convivência social e pelo Divino.

  • As suas características distintivas são a aceitação da autoridade e primado do Papa, o Bispo de Roma.
  • Os cristãos acreditam que uma vez que você acreditar e ter fé em Cristo você nasce de novo.
  • O catolicismo é uma vertente do cristianismo que reúne o maior número de fiéis no mundo.
  • A pesquisa entende que, hoje, a Cavalaria não tem a preocupação de garantir práticas tradicionais de expressão de crença, mas, ao contrário, dá liberdade para que os participantes expressem a devoção a Santo Antônio, cada um a seu modo.
  • Chama-o e ajuda a procura-lo, a conhece-lo e a amá-lo com todas as suas forças.